top of page

NICOLAS MEDEIROS COLLAR

Videomaker, editor e operador de câmera.

Nicolas Medeiros Collar (Osório - RS, 1995)

Trajetória acadêmica: Iniciou seus estudos a partir da fotografia, aos 16 anos, quando participou do curso de extensão em Fotografia na FABICO/UFRGS, foi aluno de da artista visual Rochelle Zandavalli.Em 2016, quando iniciou a graduação  Artes Visuais, na UFRGS, junto dos alunos do curso de Artes Visuais, Teatro e Música fundou o Núcleo Audiovisual do Instituto de Artes, realizando cineclubes e oficinas de iniciação audiovisual . Em 2018 cursou no Sesc SP o curso de Criação de sintetizadores e controladores midi. No mesmo espaço do do Sesc participou do curso de produção musical eletrônica. Esses dois cursos ampliaram a percepção das técnicas eletrônicas e de programação dentro do audiovisual .

Trajetória profissional: Iniciou aos 16 anos como fotógrafo experimental e de eventos, fazia fotos principalmente para conteúdo de divulgação musical. Aos 18, trabalhou com fotografia nos festivais Morrostock, Jecastock e Abdu Samba Apocalipse, mudou-se para a cidade de São Paulo onde trabalhou como câmera e participou da criação dos processos criativos do curta-metragem Fantasma da saudade no Vale da Morte, dirigido por Lufe Bollini, o filme se passava na maior ocupação artística da américa latina, a ocupação do Ouvidor, ganhamos o prêmio Best Underground Movie do Lisbon Film Festival, de Melhor curta Internacional no Festival Internacional de cinema da Fronteira e de melhor curta metragem estrangeiro no festival We Love Cinema de Paris. Ainda em São Paulo participou do coletivo Number Nine, onde foram realizados 17 cineclubes junto de rodas de conversa. O nome do projeto se chamava Cineclube Inferno, um cineclube que passava principalmente filmes brasileiros, de diretores fora do eixo publicitário e com viés artístico, de vídeo arte ou documental. Muitos materiais de vídeo independente foram projetados nesses cineclubes também, essas vivências resultaram em oficinas e workshops de cinema  e produção audiovisual. Filmou o teaser do DVD ao vivo de Elza Soares cantando Lupicínio Rodrigues no SESC Santana na zona Norte de São Paulo.  Aos 19, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde conheceu o Coletivo de Arte Independente - CAI e participou das filmagens de uma vídeo-performance a partir de vivências importantes com drag queens e o universo LGBTQ. Aos 20 anos de volta a Porto Alegre, começou a trabalhar na criação de conteúdo fotográfico e de videoarte do movimento de música independente Cerne, em eventos que ocupavam os espaços públicos da cidade. Dentro desse movimento foi onde o conhecimento técnico no pacote Adobe, Final Cut Pro e Blender foi passado através de vivências de experimentação audiovisual, sessões de produção de audio e video, stream e laboratório de videoarte. Aos 21, já na UFRGS, foi aluno de Marilice Corona, ela passou os conhecimentos de percepção e estudo da cor. Esses estudos se aplicam diretamente nas vivências posteriores no tratamento de cor nos softwares Adobe Premiere Pro, Photoshop e Photoshop Lightroom. Aos 22 anos foi morar em Salvador-BA para trabalhar no Centro Cultural Fusion como responsável das atividades artísticas. Realizou o cineclube Fusion onde em diversas edições os temas como inclusão social, violência contra minorias e práticas de atividades afro-brasileiras como capoeira e percussão foram praticadas com população carente e moradores de rua. Viajou muitas vezes para São Paulo onde participou de produções audiovisuais diversas, como: Cinema artístico documental, cinema documental, criação de videoclipes musicais, videoartes, publicidade para youtube, publicidade para redes sociais, Identidade visual, fotografia documental e de registro. 

Trabalhou como voluntário na comunidade do Pina em Recife-PE, proporcionou para crianças oficinas de fotografia, vídeo e cineclubes infanto juvenis. Aos 23 anos iniciou as filmagens do longa metragem Da Luz ao Vale de Lufe Bolini, foi operador de vídeo e áudios nos eventos do Teatro Oficina de manifestação ligados a preservação sociocultural da região central da cidade de São Paulo. Começou a trabalhar paralelamente com o produtor audiovisual Rafael Avancini como assistente de iluminação e fotografia e na produtora ELXVA como assistente de direção na criação de videoclipes. Participou da residência artística na Void General Store do Largo da Batata, o projeto Processadora, lá foram experimentados diversos exercícios de produção audiovisual e sensorial por diversos artistas e produtores como: Negro Léo, Edgar , MTV e Bolovo. O projeto tinha como objetivo inicial de convocar novos destaques do audiovisual do Brasil.  Posteriormente voltou a porto Alegre e foi diretor de fotografia no curta- metragem ''O insustentável peso do amor na gravidade da Lua'' , Dir. Marcos Contreras e Sissi Venturin . No final do ano de 2020 trabalhou como operador de vídeo-mapping e videomaker da peça de teatro online ''ZERO'', Dir. Sissi Venturin

Trajetória docente: Oficineiro de iniciação audiovisual no ENEARTE de Brasília , oficineiro na Livroteca Brincante do Pina de iniciação em fotografia e oficineiro na Casa Baka no curso de iniciação audiovisual.

Atualmente trabalha em sua própria empresa, Fresh Audiovisual, atua como videomaker para conteúdo musical, de skate/surf e cultura étnica. Trabalha nas funções de editor de vídeo , diretor geral, diretor de fotografia e designer de criação de identidade visual em Porto Alegre, onde é membro do Coletivo Turmalina, coletivo de representativade preta na música eletrônica independente. Atua também no selo musical  Zona Exp. como videomaker , coletivo de Ghueto Tec que atua em todo o brasil e também no exterior. È bolsista no Departamento de Difusão Cultura da UFGRS, atua no cinema universitário Sala redenção como projecionista, editor de vídeo e curador de algumas das mostras, no momento online. 

Above the Clouds

Prêmios

PRÊMIOS

de Cinema

2023

MELHOR

Fotografia

2023

FESTIVAL

de Filmes

2023

Festival de Filme Inglês 2023

 

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. Conte aos seus usuários sobre você.

Premiação da Associação DOP de 2023

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. Conte aos seus usuários sobre você.

 

Prêmio de Filme Independente 2023

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. Conte aos seus usuários sobre você.

Guild de Cinema 2023

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. Conte aos seus usuários sobre você.

 

Festival de Curtas de Dubai 2023

Sou um parágrafo. Clique aqui para editar e adicionar o seu próprio texto. Conte aos seus usuários sobre você.

bottom of page